close

Ganhe dinheiro navegando
na Internet 5 minutos por dia!
CLIQUE AQUI E REGISTE-SE JÁ
COM BONUS REFERER!


special

28 maio 2009

Variáveis (básico) – Aprender programação com o AutoIt

No terceiro artigo da série “Aprender programação com o AutoIt”, vamos falar sobre variáveis. Uma das coisas mais básicas na programação, é a necessidade de guardar informação, recolhida no momento, pelo utilizador ou por outro (ex: hora actual, temperatura do CPU, etc.), e ser usada mais tarde.

Mas afinal o que são variáveis? Variáveis são lugares na memoria que se pode reservar e/ou guardar informação nesse espaço, para ser utilizada depois.

Cada variável tem que ser sempre identificada por um nome, para que depois se saiba a qual é que se está a guardar/buscar informação dela. Qualquer nome que se dê a uma variável e para que se possa distinguir, temos também de colocar o prefixo “$” antes do nome da variável. Com isto identificamos o que são variáveis.

Exemplo de uma variável:

$nome_da_variavel

Atribuindo informação a variáveis

Para que uma variável funcione para alguma coisa temos que lhe dar alguma informação para guardar. E para isso atribuímos da seguinte forma:

$nome_variavel = 1
$nome_variavel2 = "Olá Mundo!"
$nome_variavel3 = "2 pardais"
$nome_variavel4 = $nome_variavel2

Explicação:

  • Na primeira variável ($nome_variavel) atribuímos o número “1”, ou seja, se essa variável for usada ele vai devolver o número “1”.
  • Na segunda variável atribuímos o texto “Olá Mundo!”, e tem a diferença que o que atribuímos está entre aspas (“”). Isto tem de ser sempre usado quando se escreve texto para uma variável guardar (mesmo que seja só 1 carácter).
  • Na terceira variável contem números e letras, neste caso também é sempre necessário usar aspas (“”), apesar de conter números, é necessário pois também contém letras.
  • Na quarta variável é outra opção que podemos fazer: atribuir a uma variável outra variável. Ou seja neste caso esta variável ($nome_variavel4) tem o mesmo conteúdo da segunda variável ($nome_variavel2), que é “Olá Mundo!

Utilização de variáveis

Existem algumas regras quanto a utilização de variáveis:

  • Tem de ser primeiro atribuída alguma informação ou ser declarada
  • O nome da variável só pode conter:
    • Números (0-9)
    • Letras minúsculas ou maiúsculas e sem acentos (a-z, A-Z)
    • Carácter “_” (underscore)


Declarar variáveis

Embora isto seja opcional no AutoIt, noutras linguagens as vezes isto pode ser obrigatório e até mesmo especificar qual o tipo (inteiro, real, etc.). Mas também tem algumas vantagens:

  • Não ser necessário atribuir informação a guardar
  • Colocar a variável apenas disponível numa parte do código.

Exemplo

Dim $a = 1
Local $b = 2
Global $c = 3

Explicação: Na primeira variável, apenas declaramos a variável. No segundo exemplo a variável apenas fica disponível dentro daquela função (variável local). No terceiro exemplo se a variável ficar numa função, fica na mesma disponível no programa todo (variável global).

Poderá não perceber muito bem a explicação pois estamos a falar de uma coisa nova: funções. Mas para não complicar hoje não iremos falar sobre isso. Esta explicação é só para ficarem com uma pequena ideia. Um dia explicaremos o que isso é.


Variáveis constantes

Uma variável, como o nome diz: “que pode variar”. As variáveis constantes, também são como o nome diz “constantes, não mudam”. Ou seja se declararmos uma variável constante com um valor, esse valor nunca mais se irá alterar. Isto pode ser útil para quando queremos de propósito que uma variável nunca altere o valor, e que para o caso de fizermos algum erro na escrita do programa, essa mesma variável não altere o seu valor por acidente.

Exemplo

Const $ano = 2009
Const Local $const_local = "Portugues"
Const Global $const_global = "Terra"

Explicação: Como no caso das variáveis normais, também podemos declarar variáveis locais e globais. Mas existem algumas diferenças nas variáveis constantes:

  • Têm de ser declaradas
  • Tem de atribuir o conteúdo na declaração


Mostrar o conteúdo das variáveis ao utilizador

Irei mostrar um exemplo de uma das maneiras de mostrar o conteúdo das variáveis.

Exemplo

$variavel1 = "Olá João!"
MsgBox(0, "Mensagem", $variavel1)
$variavel2 = 4
MsgBox(0, "2 + 2 = " & $variavel2)

Poderá reparar que ao mostrar a segunda variável, encontramos uma coisa diferente do normal, o carácter “&”, mas isso será explicado num outro artigo :D. E também não é necessário dizer qual é o resultado de 2 + 2, pois o AutoIt, pode fazer isso por nós. Mas isso será abordado no próximo artigo da série.

Por hoje é tudo, e não se esqueça: Qualquer dúvida, não hesite! Coloque-a aqui!

Gostou do que leu?
Subscrever pelo RSS
Ou
Endereço de E-Mail:
Ou
Seguir pelo Twitter

Artigos Relacionados

4 comentários

Xdrap

Mermão perfect o teu incentivo com AutoIt! eu comecei com ele e hoje estudo C++ de tanto q me incentivou e isso que tenho anos de informatica, pra mim ela eh a linguagem de automatização mais seria q ja vi!. Espero q vc continue assim e não desiste como os outros que postam 2 ou 3 vezes e ficam no esquecimento. Valeu

Pintas

Adorei o site. Espero que continue o bom trabalho. Embora se denote que está em estágio inicial, já demonstra grande empenho e profissionalismo. Também tenho andado a brincar com o autoit, principalmente a tornar programas portáteis. Aqui deixo o link do meu blog:

http://pintas.tistory.com

CEOS

adorei a iniciativa. Por que os posts foram esquecidos ?

Unknown

Boa noite, eu gostaria de pediar sua ajuda para montar um pequeno script, esse script faria assim, teria um campo em que você digita alguns valores que no qual a ideia seria uma conta com valores por variveis em campos digitados, seria mais ou menos assim, pois se vc mandace para mim o codigo dele feito como fez nesse explo que postou , eu poderia aprender e desemvolver meus proprios programinhas para contas, por variaveis:

val1 + 4 * 8 + val2 - 7 = resultado

+- assim
só que vc tem q digita num campo a varivel 1 e em outro a variavel 2 que no caso faria a conta imediata colocando os valores nos campos saindo no 3º campo o resultado...

você poderia me ajudar nesse caso mandando o exemplo feito, como esse que você fez, aqui ou para meu email ?!?!

Email: luna_abara@yahoo.com.br

Vlw

Postar um comentário